quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

UM BOUQUET DE PRESENTE AOS SEUS PRATOS

Lembro que meu primeiro contato com o bouquet garni (buquê garní) foi em uma rabada que meu pai preparou e que antes mesmo de entrar na casa, já sentimos o cheiro de canela e tomilho. Quando comi, fiquei maravilhado e minha irmã até brincou: "que chique, está até usando bouquet garni". E lá fui eu pesquisar. E é engraçado como uma simples combinação, possa agregar tanto aroma e sabor. Quer saber como?



O bouquet garni, é uma junção de elementos aromáticos envoltos em uma folha de alho poró. Como manda a culinária francesa, o básico é formado de uma folha de louro, ramos de tomilho, talos de salsa envolvidos na folha de alho poró, amarrados por barbante. Porém, você pode variar bastante, colocando outras ervas. Porém, cuidado em adicionar as especiarias, pois elas podem cair. Para isso existe o sachet d´épice, que será um outro post. Porém, nesse, eu adicionei uma especiaria, e tomei cuidado quando fui amarrar, para me certificar que ela não cairia. 

Ingredientes:
1 folha de alho poró
1 pedaço de barbante de algodão
1 folha de louro
1 ramos de tomilho
1 talo de salsa com folhas
3 sementes de zimbo

Modo de preparo:
1- Monte dentro da folha de alho poró os ingredientes.
2- Amarre com o barbante.

obs. O frescor do bouquet é importante, portanto não faça com tanta prévia da realização do prato, opte por fazer durante o mise en place da receita.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário