segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

RISOTO FUNGUI COM LINGUIÇA CALABRESA INESQUECÍVEL





Voltei a comer arroz. Logo após a aula que tive sobre arroz, tive uma vontade maluca de comer qualquer tipo. Porém, foi um risoto que ganhou meu coração estômago. E desde a aula queria comer mais e mais risoto, porém, eu queria fazer uma receita que me agradasse muito. E então comecei a pesquisar sobre as quatro importantes fases, pesquisei desde a temperatura quanto a finalização e tudo que envolve. Mil sites italianos tratando as "regoles d’oro per fare il risotto". Consegui fazer um extremamente agradável, saboroso e com vontade de quero mais. A receita é simples, porém, acrescentei algumas etapas, mas não ao risoto, e sim quanto a seus complementos.

 
O risoto é uma produção que precisa de muita atenção e empenho. Como dizem os italianos: "são 20 minutos de trabalho e cinco de prazer". Todas as pessoas que gostam de cozinha e de uma boa receita, deveriam saber bem a técnica e preparar um bom risoto de acordo com que manda os conformes. O risoto, não pode ser muito "papado" ou muito seco. É uma das receitas com DOP - Dominio de Origem Protegida, por isso deve seguir algumas leis para ser chamado de RISOTO. A primeira regra é, se o arroz não for carnaroli ou vialoni nano, no extremo arbório, não é risoto. Utilizar uma panela de fundo largo para manter bem a temperatura. Deve seguir as quatro etapas previstas - soffritto, tostatura, cottura e mantecare. Nunca utilize margarina. Use um bom azeite e uma boa manteiga. Sempre faça com um fundo de qualidade e a temperatura alta, não fervendo, deve se igualar a temperatura do arroz, para que ao ser adicionado, não haja conflito de temperaturas. Nunca deixe que o risoto perca a cremosidade. Nessa receita que fiz, o nome completo é risoto de funghi com linguiça calabresa defumada e flambada na cachaça. 

⌚ Nem 40minutos  
➲ Para duas pessoas 
▂ ▃ ▄ ▅ fácil
Ingredientes (calabresa):
50g de linguiça calabresa defumada
50ml cachaça
5ml azeite
Ingredientes (funghi):
50g de cogumelos paris
50g de cogumelos chitake
50g de manteiga
5 ramos de tomilho
Ingredientes (risoto):
50g de manteiga refrigerada
30g de cebola roxa em brunoise (cubos pequenos)
100g arroz carnaroli
30ml de vinho branco
500ml de fundo de legumes
50g de queijo parmesão ralado na hora
Modo de preparo (calabresa):
1- Retire a pele da linguiça e pique ela em cubos pequenos.
2- Aqueça uma frigideira, adicione o azeite e espere esquentar bastante.
3- Adicione os cubos da linguiça e salteie de vez em quando por 5 minutos
4- Após, adicione a cachaça em todas as linguiças e "taque fogo". Espere a chama sumir e desligue o fogo. Reserve a calabresa.

Modo de preparo (fungui):
1- Pique os cogumelos da forma que preferir, cubos ou fatias, ou mesmo corte dos dois modos. 
2- Aqueça uma frigideira alta e adicione metade da manteiga.
3- Adicione os cogumelos e sateie por alguns minutos, ou até os líquidos iniciais secarem.
4- Pegue os ramos de tomilho e retire apenas as folhas, adicionando aos cogumelos. 
5- Adicione o resto da mateiga, sateie mais, deixe secar os líquidos.
6- Desligue o fogo e reserve-os.

Modo de preparo (risoto) seguindo o D.O.P.:
1- Em uma panela, mantenha o fundo aquecido em fogo bem baixo.
2- SOFFRITTO▲: aqueça a panela a de fundo largo e sue a cebola em 20g de manteiga.

3- TOSTATURA▲: adicione o arroz e mexa bem, até os grãos estarem envolvidos pela manteiga.

4- COTTURA▲: adicione o vinho branco e deixe que seque por completo. Após, adicione uma concha de fundo ao arroz e vá mexendo bem. Sem parar e em movimentos suaves, envolvendo o líquido ao arroz. Vá adicionando conchas de fundo sempre que estiver quase seco até o arroz estar ao dente. E lembre-se de nunca parar de mexer. Esse processo deve demorar cerca de 18 minutos.

5- MANTECARE▲: quando o arroz estiver ao dente, adicione os funghi e a calabresa e mexa bem. Retire do fogo e finalize com a manteiga e o queijo. Sirva em seguida.

FOTO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário