Esta não é uma campanha contra a marca ou algum produto específico. É apenas, a minha parte para que sua cozinha seja mais saborosa, autoral e com MENOS sódio. Aqueles que já provaram de meus pratos, ou mesmo se você reparar, eu praticamente não uso sal. Pois sei que as ervas, quando bem utilizadas, suprem esse intensificador de paladar. Na língua gastronômica, fundos, são líquidos aromáticos feitos a partir de um mirepoix (mîrpoá), que é um conjunto de cebola, salsão e cenoura na proporção de 50% + 25% + 25%, obtido com o cozimento lento dos mesmos, adicionados de ervas e especiarias e complementados com ossos e água, na intensão de conseguir um líquido para aromatizar pratos gerais. Porém, é uma prática normal em quase 100% das cozinhas do lar a utilização de fundos (caldos) industrializados. E então, quando vamos a um restaurante, provamos um prato e vemos o quanto é gostoso, e saibam que com certeza boa parte do sabor é porque foi realizado um bom fundo. Com os fundos industrializados, o que se tem são pratos com mesmo gosto, já com os fundos, você pode variar conforme sua criação. Porque não fazer seu próprio fundo em casa?
Os fundos são classificados em claros e escuros, e produzidos com legumes, carcaças de peixes, ossos bovinos e de aves. São demorados, e requerem pelo menos 2 horas de preparo, sendo o bovino até 8 horas. Esse que passarei é rápido, 40 minutos e é um fundo de vegetais, extremamente útil. Ele será base de diversos pratos que passarei aqui no blog, e como existe a praticidade de congelá-lo para sua utilização futura, vale muito a pena ter sempre a mão dentro da geladeira. Gosto de deixar mais uns 20minutos do que a receita pede, para extrair o máximo dos ingredientes e reduzir mais para concentrar os sabores. Nessa receita utilizo também uma variação do mirepoix, com o alho poró.
⌚ Não mais que 1h30
➲ Rende 2l
▂ ▃ ▄ ▅ fácil
Ingredientes:
30ml de óleo
75g de cebola picada
75g de alho poró picado
75g de aipo picado
75g de cenoura picada
2l 1/2 de água
1 bouquet garni (louro + 2 sementes de zimbro + 2 ramos de tomilho + 1 galho salsa)
Modo de preparo:
1- Em uma panela grande, aqueça o óleo e sué bem os vegetais.
2- Adicione a água, e em fogo médio, deixe começar a levantar fervura.
3- Quando começar a fervura, abaixe bem o fogo e coloque o bouquet garni.
4 - Deixe em fervura branda, sem ebulição total por 40minutos, escumando sempre que necessário a gordura que poderá vir a se formar.
5- Coe o líquido, coloque em cubos e guarde sob refrigeração para usos posteriores.
FOTOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário