Um purê sempre é bem vindo. Inspirado no Atala, eu estou desenvolvendo uma receita autoral de purê. Mas por que purê? Porque eu gosto muito de purê de batata. E nada demais, apenas aplicando uma coisa alí outra acolá. Hoje vou passar um pouco do que está perto do fim, e para acompanhar, cubos de filé marinados que ficaram, por nada não, deliciosos. No dia da receita acabei tirando foto de algumas coisas e esqueci outras, mas na descrição da receita está certinho. Um bom purê deve ser feito em alguns detalhes. Esses detalhes, querendo ou não, fazem muita diferença. Quer saber quais?
O primeiro detalhe é a escolha da batata. Gosto de fazer com a asterix, aquela mais escura, pois ela é bem mais seca que a monalisa, porém, esse purê eu queria mais molenga mesmo. Outro detalhe e colocar as batatas para cozimento com casca, pois assim eu sei o ponto correto em que o cozimento está no ponto, pois a casca começa a se soltar, então identifico esse ponto exato entre cozimento e maciez. NUNCA deixe a batata fervendo em 100°C, quando fica aquele monte de bolhas, bom é entre 80°C e 90°C, assim, você consegue uma batata cozida mais profundamente e por igual. Amasse umas duas vezes e com calma para ter certeza que tudo foi devidamente amassado. Ao esquentar novamente o purê para adicionar creme de leite ou leite, não deixe ferver. E por último, finalize o purê fora do fogo, para encoporar melhor os ingredientes ao purê. No decorrer do modo de preparo irei dizer tudo na ordem. Vamos à receita:
⌚ Nem 30minutos
➲ Para duas pessoas
▂ ▃ ▄ ▅ fácil
Ingredientes (purê):
2 batatas monalisa médias
2 dentes de alho rei ou alho normal grande
30g de parmesão ralado
50g de manteiga
100ml leite
1l de água
sal e pimenta do reino branca q.b.
Ingredientes (filé):
200g filé mignon em cubos
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de shoyu
1 colher de chá deaceto balsâmico
Modo de preparo (filé):
1- Disponha os cubos do filé em uma travessa, adicione todos os ingredientes e massageie bem a carne.
2- Cubra a travessa com um filme plástico e leve para a geladeira por no mínimo 30min. O bom são 1h30 a 2h.
3- Após essa marinada, retire os cubos e reserve o líquido.
4- Aqueça uma frigideira alta antiaderente, e coloque os cubos salteando e dourando-os por 3 minutos, após isso, adicione o líquido da marinada e espere secar bem.
5- Reserve e sirva com o purê.
Modo de preparo (purê):
1- Em uma leiteira coloque 1l de água, as batatas lavadas e escovadas levemente e os alhos descascados para o cozimento em fogo alto. Caso não tenha um termômetro, repare que quando aparecer bolinhas de ar no fundo da panela, reduza o fogo para simmer, que é beeeem baixo e mantenha até perceber que a casca das batatas estão se soltando facilmente ao toque do garfo ou naturalmente.
2- Ao retirar as batatas, dê um choque térmico em água fria para reduzir a temperatura delas e retire as cascas com delicadeza.
3- Amasse-as bem por duas vezes.
4- Retorne com o purê para uma panela em fogo médio, adicione o leite e não mexa até perceber que começará a fervura, então ai sim, mexa bem até incorporar o leite ao purê.
5- Retire do fogo, adicione a manteiga e mexa bem, e após a manteiga derreter repita com o queijo.
6- Corrija o tempero com sal e pimenta e sirva.
FOTOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário