quarta-feira, 23 de julho de 2014

UM CALDO PARA APROVEITAR O FRIO!


⌚ Nem 40 minutos  
➲ Para 2 pessoas 

▂ ▃ ▄ ▅ Médio

Ingredientes:
300g de batata 
1l de água
50g de paio
50g de linguiça calabresa
50g de bacon
3 folhas de couve
2 dentes de alho
1/2 cebola roxa
1 folha de louro
5 sementes de zimbro
10ml de azeite
15g manteiga
Sal e pimenta do reino 

Modo de preparo:
1- Descasque as batatas, pique-as em seis partes. 
2- Pegue uma panela grande, adicione a água, as batatas picadas, o louro,o zimbro. Aproveite o couro do bacon e também adicione à panela e deixe em fogo médio até as batatas estarem a ponto de desmanchar. 
3- Enquanto isso, pique o bacon em cubos pequenos, assim como o paio e a linguiça. Não esqueça de retirar a pele.
4- Pique o alho e a cebola em cubos bem pequenos.  
5- Aqueça uma panela, adicione o azeite e a manteiga e refogue o alho e a cebola. Na seguinte ordem: adicione o azeite e depois a manteiga. Coloque o alho e quando ele começar a dar cheiro você adiciona a cebola picada. Quando a cebola começar a ficar esbranquiçada adicione as linguiças e o bacon mexa bem e deixe-as até dourarem. Reserve as linguiças e o bacon, mas não lave a panela.
6- Pegue as folhas de couve, lave-as bem, retire a nervura do meio delas, junte as três e as enrole e fatie bem fino.
7- Coe o líquido das batatas e não descarte nada. Reserve o líquido. Tire a folha de louro, o couro do bacon e as sementes de zimbro e jogue fora. Adicione as batatas na mesma panela em que fritou as linguiças e o bacon e com um mixer, bata bem até obter um creme. Vá adicionando o liquido coado das batatas e a couve.
8- Após obter um caldo nem tão grosso e nem tão fino, volte com a panela para o fogo, adicione as linguiças e o bacon e mexa bem. Acerte o sal, adicione um pouco de pimenta e sirva com torradas.


Algumas explicações e dicas:
- Adicionar o louro e o zimbro ao cozimento da batata, agrega um sabor amadeirado (do zimbro) e ligeiramente fresco e adstringente (louro) ao purê final.
- O couro do bacon, além do gosto de defumado, acrescenta gordura ao caldo. Lembrando que a gordura, é responsável por prolongar o sabor na boca, pois ele faz com que os líquidos grudem nas papilas gustativas, realçando assim, as características dos temperos e do próprio sabor.
- O alho é realmente um problema para quem não sabe seu ponto, pois se cru, fica adstringente demais, e se queimar fica amargo. Uma das formas de saber o ponto quase correto é o momento em que seu cheiro começa a se pronunciar na panela, pois assim, indica que os óleos essenciais estão sendo extraídos pela ação do calor.
- Azeite (óleo) + Manteiga (gordura): isso é ótimo, pois um equilibra a saturação do outro. Mas não ache que isso é para sempre e em qualquer temperatura. 
- Fogo foi feito para ser usado no médio SEMPRE. A não ser que a receita peça fogo alto ou mesmo o tipo de cocção requeira essa  intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário