quinta-feira, 24 de julho de 2014

CANJIQUINHA OSTENTAÇÃO


Ontem decidi fazer uma canjiquinha, mas não queria uma simples ou a mesma que sempre como em alguns locais. Não estou desmerecendo elas, claro que não, até porque, amo muito as que como, inclusive a da Tia Verinha, que é de repetir mil vezes. Queria criar uma mais refinada em sabor, mas sem perder aquela identidade. Então, fui apenas substituindo alguns aromas e adicionando outros, e digo de antemão: leia a receita e veja que no final eu passo uma receita mais simples e substituindo alguns ingredientes que usei, com essas substituições você conseguirá um excelente sabor, mas não igual ao que fiz. Alguns itens não vou deixar vocês substituir, pois acho que eles deram uma cara nova a um prato tradicional, e vale a pena ser acrescentado o sabor a ele. Algo como uma nova identidade de sabor.



⌚ Nem 50 minutos  
➲ Para 4 pessoas 
▂ ▃ ▄ ▅ Difícil - por causa dos ingredientes

Ingredientes:
200g Lombo suíno 
100g de bacon
50g de linguiça calabresa
200g Canjiquinha 
50g Cebola picada
2 dentes de Alho
2un Tomate picado sem semente
1 1/2l água
3un médias de funghi seco
1/4 colher de chá de estigmas de açafrão
1 colher de chá de lemon-pepper
1/2 limão
1 colher de chá de semente de coentro
2 colher de sopa de molho inglês
2 folhas de louro
1/2 maço de cebolinha
1/2 maço de salsinha
10g de manteiga sem sal
Q/B Azeite de alecrim
Q/B Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
- Corte o lombo, o bacon e a linguiça em cubos. Em uma tigela, separe apenas o lombo e por cima jogue o limão e massageie bem a carne, depois jogue o lemon-pepper e o molho inglês e mexa bem. Tampe e deixe refrigerando por no mínimo 15min.
- Pique bem e misture a salsinha e a cebolinha.
- Separe 300ml de água e ponha para ferver com o funghi, ao entrar em ebulição, abaixar bem o fogo e deixar por 5min. Depois desligue o fogo, coe e reserve o líquido e descarte os funghis.
- Pegue 200ml de água, e repita o procedimento com o açafrão. Reserve. 
- Pegue a água restante e em uma panela pequena ou que caiba bem a canjiquinha e a água, cozinhe a canjiquinha com o couro do bacon e uma folha de louro. Quando ela estiver al dente, desligue o fogo e reserve. Caso a água do cozimento seque, adicione mais, mas nunca a deixe secar.
- Pique o alho em cubos bem pequenos e a cebola em cubos pequenos.
-  Em uma panela grande e bem aquecida, coloque o azeite e a manteiga e frite o bacon, a linguiça e o lombo. Deixe-os até que fiquem bem dourados. Reserve-os e não dispense a panela da fritura. 
- Na mesma panela, refogue na ordem: alho, cebola e tomate. Deixe reforgar por 5 min ou até que o tomate fique bem murcho.
- Em um pilão, triture as sementes de coentro e o louro até que virem pó e adicione a esse refogado e mexa bem.
- Adicione a canjiquinha ao refogado e mexa bem. Abaixe o fogo e adicione o líquido do açafrão e mexa por 2min.
- Agregue as carnes e misture bem. Por último, vá adicionando o líquido do funghi, e sempre mexendo. Deixe em fervura branda (baixa) por 10min. Após isso adicione a salsinha e a cebolinha, mexa bem e sirva em seguida.

Observações:
- Poderia repetir a maioria das observações da receita do Caldo Verde, pois trabalhamos acima com manteiga+azeite, intensidade do fogo, refogar alho e cebola e couro do bacon.
- Queria dar cor, mas uma cor diferente do vermelho que o colorau, e queria agregar também um sabor diferente, e como eu ganhei alguns estigmas de açafrão iraniano, resolvi adicionar.
- Como essa receita pede um bom caldo de frango ou de carne, algumas pessoas farão com caldo em cubos, não acho legal, mas também  não excomungo quem usa. Porém, eu quis dar uma inovada e fiz a receita com o líquido do fungui seco e reduzi bem para concentrar o sabor.
- O lombo suíno foi temperado com limão e um pouco de sal. Mas para deixá-la mais tenra, adicionei o molho inglês, e para deixar ela mais marcante adicionei um tempero que estou ficando apaixonado, que é o lemon-pepper. É um simples tempero a base de pimenta do reino e raspas de limão siciliano. O molho inglês eu usei o Molho Worcestershire, q é o molho inglês original. É algo que se você tiver a possibilidade, compre um. Não é tão mais caro assim que te deixará pobre, mas também não é barato. Pense em uma oportunidade de consumir um molho original e que tem em sua composição: vinagre, melaço, xarope de milho, água, chili, molho de soja, pimentão, tamarindo, anchovas, cebolas, cravo-da-índia e alho, tudo isso em um molho de sabor intenso.
- Foi adicionado também uma mistura diferente, a semente de coentro e o louro, moídos. O que traz ao prato bastante frescor e uma nota a mais de sabor, sendo que o louro, deu uma reforçada no sabor do funghi, ficou bem interessante. 
- Fiz o cheiro verde básico com salsinha e cebolinha e como estavam frescos, fiz como deve ser, adicionei apenas no final do cozimento para manter o sabor e o frescor.


RECEITA SIMPLIFICADA
Ingredientes:
200g Lombo suíno sem osso
10 ml Vinagre de vinho branco
400ml de caldo de carne
05g Alecrim
200g Canjiquinha 
30g Cebola picada
15g Alho picado
2un Tomate concassé picado
100g Lingüiça fina
1/2 limão
1 colher de chá de semente de coentro
2 folhas de louro
10g de manteiga sem sal
1/2 maço de cebolinha
1/2 maço de salsinha
Q/B Óleo
Q/B Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
• Tempere o lombo suíno em pedaços com o vinagre, limão, o alecrim e o sal. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 15min.
• Enquanto isso, cozinhe a canjiquinha com água, uma folha de louro e o couro do bacon até que fique macia.
• Pique bem e misture a salsinha e a cebolinha.
• À parte, corte a lingüiça em rodelas e frite-a.
• Na mesma panela, frite o lombo em óleo quente até ficar macio.
• Retire o lombo e na mesma panela onde foi frito, refogue primeiro a cebola, em seguida o alho e, por fim, o tomate.
• Em um pilão, triture as sementes de coentro e o louro até que virem pó e adicione a esse refogado e mexa bem.
• Acrescente a carne, misture bem, e em seguida adicione a canjiquinha.
• Vá adicionando o caldo e mexendo até o ponto preferido e finalize adicionado as linguiças, a salsinha e a cebolinha, mexa bem e sirva.



3 comentários:

  1. Sempre faço canjica, não do jeito tradicional de meu jeito mesmo. Adorei a proposta vamos fazer por aqui... Abraços!

    www.makeupmetall.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. HUMM Muito bom Ariana, pode mandar as suas dicas tb! Faça e mande fotos!. Abs

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!!! Quero comer, me vende?

    ResponderExcluir