domingo, 18 de agosto de 2013

ESTROGONOFE DO MEU PAI


Bem, ontem fez um ano que perdi meu mestre, meu amigo, meu professor, meu cozinheiro chefe: MEU PAI. Ele é um cara incrível, onde ele estiver sempre será. Artista gráfico, escultor, pintor, fazendo bijuterias, contando piada, inventando música... não sei da onde tirava tanta maestria. Mas era na cozinha onde ele mandava extremamente bem. Do nada fazia algo maravilhoso. E nos almoços de domingo, eu chegava lá e sem saber de terminações e nomes o mise em place sempre estava pronto, e ele pedia para eu ir adicionando, me falando os pontos e ainda dando dicas. Na época, confesso não aproveitei muita coisa, mas quando nos aproximamos mais, fui captando e com certeza meu título de gastrônomo terá um propósito maior. Depois desse estrogonofe vocês vão entender.

Meu pai era de muitos sabores. Difícil falar um prato que ele mais adorava. Sempre que o assunto é exposto, surgem controvérsias, mas algumas receitas dele eram incontestáveis, como as pizzas e os pratos com frutos do mar e peixes. Ele adorava um camarão, uma lagosta com abacaxi. Sempre fazia também, farofa de damasco ou arroz negro de acompanhamento. Olha, era impressionante. Mas em sua homenagem, vou passar o último prato que ele fez para mim. Um belíssimo estrogonofe. Esse foi feito na sua velha frigideira porque ele tava com preguiça de pegar uma panela, lembro que era uma terça feira 12h30, ele mesmo fez esse dia, não pediu minha ajuda. Adicionava um ingrediente e vinha uma história, ele sabia muito de muitas coisas. Vamos a receita, só fiz umas alterações, mas coisa pouca:

Tempo: 30min
Rendimento: 2 ou 3 porções
Nível: Fácil 

Ingredientes:
300g de filé mignon em cubos (temperado anteriormente e explicadoaqui)
6 cogumelos paris fatiado em lâminas
200g de milho
1 cebola roxa média em brunoise (cortada em cubos pequenos)
20g de manteiga mais dura refrigerada
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colheres de sopa de mostarda preta
1 colheres de sopa de ketchup
1 colheres de sopa de molho barbecue
250ml de creme de leite fresco
100ml vinho branco seco
Sal e pimenta do reino q.b.

Modo de preparo:
- aqueça uma caçarola ou panela mais funda, pois assim você aproveitará melhor os líquidos.
- abaixe o fogo e adicione a manteiga e a cebola e mexa bem para ela não queimar.
- após ver que a cebola está mole, adicione o azeite e deixe que a cebola fique quase transparente.
- coloque a carne e mantenha o fogo baixo até os líquidos aparecerem e praticamente cobrir a carne, após esse ponto aumente o fogo até os líquidos secarem.
- enquanto isso, em uma vasilha menor, misture o molho barbecue, molho de soja, ketchup e a mostarda, formando um molho escuro e reserve.
- quando observar a panela sem líquido adicione o vinho e deglaceie o fundo tentando deixar a panela limpa, sem aqueles restinhos de temperos.
- abaixe o fogo e após o vinho secar jogue os cogumelos e mexa bem aproveitando o restinho de vinho.
- jogue os milhos e mexa bem, por uns 2 minutos.
- vá adicionando o creme de leite fresco aos poucos e vá mexendo, até ver a consistência do molho que pretende.
- após isso, jogue o molho escuro mexa mais e deixe uns 5 minutos.
- sirva em seguida.

DICAS
- não jogue o cogumelo quando tiver muito líquido, pois os cogumelos absorvem muito líquido e podem ficar borrachudos.
- quando adicionar o molho escuro, mexa bem e depois deixe uns 2min sem mexer para ele se assentar aos demais ingredientes, valorizando o sabor.
- apenas modifiquei o molho barbecue, a mostarda escura, os cogumelos paris a receita, pois a original utiliza ketchup, mostarda amarela e shoyu, e o cogumelo é o champignon.

Um comentário: