sexta-feira, 12 de julho de 2013

TARTAR, um prato para poucos.

Um dia, um amigo meu comentou um fato interessante ocorrido em sua casa. A mãe dele namora com um francês, e um dia, aqui no Brasil, chegando em casa com as compras recém feitas, o francês viu um prato de carne moída e ficou muito feliz falando: “tartar, tartar”, e então deu uma temperadinha e “mandou pra dentro”. Isso deixou meu amigo constrangido e sem entender. Então, pesquisei sobre o fato e descobri uma das maravilhas alemãs, que a França ajudou a divulgar, o tartar ou steak tartare.


Não é bem como o francês citado fez, mas tartar é: carne crua, cortada na ponta da faca, sem gorduras e nervos, super limpa, com gema de ovo, mostarda, alcaparras, molho inglês, cebola e temperos a sua escolha. Esse prato tem origem relacionada aos tártaros, povos bárbaros que habitaram a Europa Oriental, entre a Alemanha e a França. Porém, a criação da receita se deve aos alemãs, mas foram os franceses que o popularizaram. 

Por ser feito com carne crua, existem alguns “mandamentos” a serem seguidos a risca para um bom tartar. O primeiro é usar carne bovina crua (patinho, filé-mignon) rigorosamente limpa. A segunda é: afie bem a faca, corte a carne em filés finos, transforme os filés em tiras e então em cubos de 1mm de largura: não moa a carne. Depois de picar, reserve a carne em uma tigela por cima de outra com gelo, mantendo a carne resfriada; o ideal é picá-la logo antes de servir e coloque os temperos por cima da carne e misture ao mesmo tempo, lembrando que você não deve exagerar no tempero, o sabor da carne deve prevalecer. Sendo assim, vamos à receita, e lembrando que originalmente é servido com uma gema de ovo crua (de galinha ou de cordorna), sobre o steak. Sirva com batatas fritas, salada e torradas.

Tartar
Ingredientes:
300g de patinho ou mignon (MUITO limpo)
2 colheres (sopa) de chá de cebola roxa bem picada
2 colheres (chá) de pepino em conserva bem picado
2 colheres (chá) de molho Inglês (Worcestershire uma boa pedida)
2 colleres (chá) de mostarda (Dijon uma boa pedida)
Algumas gotas de molho de pimenta
1 colher (sopa) rasa de maionese
1 colher (chá) de salsinha picada
3 colher (chá) de ketchup
Sal e pimenta

Modo de preparo:
1. Pique bem a carne usando a ponta de uma faca afiada.
2. Depois de bem picada, misture todos os ingredientes, tempere com sal e pimenta.
3. Monte em um aro vazado para dar o formato individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário