quinta-feira, 13 de junho de 2013

PANELAS PARA TODOS OS GOSTOS

Pensando em comprar panelas? Então você está no lugar certo para descobrir qual melhor lhe atende. Quando chegamos a uma loja especializada, como não ficar louco com tantas  variedades, formatos, tamanhos, cores, modelos... e esquecemos do mais importante:  que material ela é produzida? Comprar panelas pelo estilo, é como comprar um computador pela cor, não vai dar certo. De que adianta lindas panelas de pedra se seu fogão é de indução? Então veja as que lhe podem ser úteis. E não se prenda a uma, se você tem espaço na cozinha, compre mais de um modelo, eu mesmo tenho de vidro, inox e de ferro, e quero adquiri umas de cerâmica, mas com tempo, por que minha cozinha, como vocês sabem, é bem pequena. 



COBRE 
Lindas peças de decoração. Em sua maioria, quando surgem às vistas, estão penduradas, tirando na cozinha de Olivier, que elas ficam empilhadas. Muita gente gosta, porém, devido a alguns cuidados e também ao seu preço, elas ficam apenas decorativas nas cozinhas. Elas são ótimas por distribui o calor rapidamente e o retém por mais tempo; Além de lindas, são difíceis de corrosão. O cobre é um material mais propício à migração para os alimentos, e se for ácido aumentam mais as chances, e desta forma, o cobre, na alimentação causa lesões no sistema nervoso central e alguns órgão como os rins. Para amenizar evite fazer pratos em que precisem de algum grande cozimento, principalmente ácidos e sais, pois eles podem liberar toxinas nocivas; ao utilizar a primeira vez, retirar o verniz da panela; evite produtos abrasivos e utilize detergente neutro.  

ALUMÍNIO 
São panelas mais baratas e muito comuns nas cozinhas. São leves e bastante versáteis. Porém, existem diversos estudos sobre a migração de resíduos para os alimentos, e diferente da música do Sérgio Reis “panela velha é que faz comida boa”, nas panelas de alumínio, o tempo agrava mais essa migração de metais. Como de praxe, utilizar alimentos ácidos também aumentam os problemas. Mas se você quer ter essas panelas, não deixe os alimentos guardados nela e evite materiais abrasivos e prefira os de esfregões leves. A passagem de alumínio para os alimentos é freada pelo óxido de alumínio, e quando você tenta polir a panela, sem querer essa camada de óxido é removida. 

INOX 
As preferidas na cozinha profissional são compostas de ferro, níquel e cromo. Essa tripla ação, faz com que altas temperaturas sejam atingidas mais rapidamente e que o calor seja distribuído em tal velocidade. São fáceis de limpar e muito resistentes, e as variações bruscas de temperatura não infringem na sua durabilidade, além de que elas não liberam toxinas para os alimentos. Porém, elas devem ser de matéria prima de qualidade. Utilize detergente neutro e não utilize esfregões abrasivos para não retirar a camada de óxido existente. Quando comprar panelas de inox, ferva água nela umas três vezes, para estabilizar os metais. Certifique-se de que ela contenha termodifusores no fundo para espalhar o calor uniformemente e tenha cuidado com o tempo de cocção, devido que ela aquece mais rápido e mantém a temperatura mais que outras panelas, se não prestar atenção, poderá queimar suas receitas.  

FERRO 
Sim, aquelas pesadíssimas e escuras que tem fama de ser tradição na roça e em aldeias, sempre posicionadas num tripé. São ótimas para decoração, mas também, ótimas para cozinhar. Elas não se deformam com o calor e conservam bem as temperaturas. Essas panelas ajudam até no desaparecimento da anemia, é uma das preferidas dos vegetarianos. Não se deve esfregar demais, pois com o excesso, pode ser que um tipo de ferrugem passe para a comida, e sua absorção oxida gordura no corpo, favorecendo a obstrução de artérias. Não as esfregue com força e utilize detergente neutro e como elas se mantêm quente por mais tempo e são bem pesadas, cuidado ao manuseá-las, compre as que possuem cabo de madeira.  

VIDRO 
São lindas, mas dividem diversas opiniões. Quem tem sabe que é complicado trabalhar para não grudar nada em seus fundos. Essas panelas já tiveram seu auge, mas hoje, poucos as possuem, eu tenho! Ebaaa! Elas são as únicas que não transferem resíduos para a comida, e sua transparência permite ver todo o processo de produção do seu prato, e claro você pode leva-las para a mesa e ficarão lindas. São fáceis de limpar porém, escorregam demais e são frágeis. 

CERÂMICA 
Famosas também nas aldeias e na roça, essas são as que melhor mantém o sabor original dos pratos. Porém, se forem de barro vitrificado, podem liberar substâncias nocivas como o chumbo. Já as de barro cru, favorecem a penetração de alimentos e é alvo de bactérias. Como a cerâmica é porosa, elas são mais frágeis, então opte por panelas de barro ou cerâmica ofuscadas e as que não utilize compostos a base de chumbo, isso é garantida pelo selo de qualidade. Quando compra a sua panela, deixe-a no forno quente por pelo menos duas horas, para endurecê-las.  

TEFLON 
As mais procuradas por quem quer praticidade, pode ser também um risco. Elas são fáceis de limpar e quando vamos para a cozinha, existe uma diminuição de gordura para o preparo dos pratos. Porém, existe um apelo o teflon se corrompe quando aquecido a temperaturas de 200ºC a 500ºC (a maior parte dos fornos atinge a temperatura de 300ºC...). A evaporação do teflon origina gases CFC, responsáveis pela destruição da camada de ozono, acreditem. Além desse dano ambiental, ela libera óxido de cromo caso seja arranhada. Então quando comprar suas panelas de teflon unte-as com óleo e deixe aquecendo por 2 a 3 minutos antes de usá-las. Evite arranhá-las, esfregue com a parte macia da esponja e utilize detergente neutro.  

ESMALTADA ou de ÁGATA 
Utilizadas mais para decoração, dificilmente são utilizadas diante essa gama de panelas que temos hoje. Porém, o esmalte pode conter elementos nocivos à saúde se não forem bem cuidadas. E também, seu esmalte pode soltar-se facilmente. Lave sempre com a parte macia da esponja e utilize detergente neutro.  

PEDRA-SABÃO 
Na minha última viagem a Minas Gerais pirei ao vê-las. Lá tem até panela de pressão de pedra sabão. Descobri que são as panelas mais antigas da história da nossa culinária, mas hoje quase não são utilizadas. Elas são antiaderentes e retêm o calor por bastante tempo. Liberam cálcio, magnésio, ferro e manganês que são elementos importantes para nossa nutrição. Duram séculos e não alteram o aroma e nem o sabor dos alimentos. Devem ser bem curadas quando compradas, pois senão liberam níquel. Quando você compra ela crua, ela é branquinha, pois está crua, então você deve besunta-la com óleo internamente e externamente, coloque bastante água e leve ao forno a 180°C durante duas horas ou, no fogão, deixe a água ferver durante 30 a 40 minutos, deixe a água esfriar e repita novamente. Evite choques térmicos e frituras nos primeiro dias de uso. Lave sempre com a parte macia da esponja e utilize detergente neutro. 

Fora essas, existem ainda algumas marcas que patenteiam tecnologias que são utilizadas em produtos. São geralmente variações das de cima, com um “que” da marca. Como Starflon e Thermolon, claro, você não pagará tão barato. Temos que levar em consideração também, que nem todas as panelas podem ser levadas ao forno, ou a fogões de vitrocerâmica ou de indução. Veja nos manuais técnicos dos produtos antes de utilizá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário