terça-feira, 10 de dezembro de 2013

MADELEINES COM CHOCOLATE



Esse bolinho, é muito simples e delicioso. É a primeira receita da minha nova paixão culinária, a confeitaria. E nessas férias, pretendo praticar muito, mas para amigos e parentes, porque pretendo fazer uma dieta para as festas de final de ano.  A “madeleine” de Commercy nasceu (ou tornou-se famosa) nas cozinhas do rei Stanislas, por volta de 1750. Este deposto rei da Polónia, semi-exilado no leste de França, viu de repente a sua filha Maria tornar-se rainha de França, pelo casamento com o duque de Bourbon, que se tornou no rei Luís XV de França. Desta forma, Stanislas tornou-se facilmente duque da Lorena, melhorou a cidade de Nancy em termos arquitetónicos.




Desta forma, é muito possível que um simples doce regional se tivesse “notabilizado”, primeiro na corte do duque da Lorena, depois na do rei de França. O certo é que não se sabe se teria sido alguns dos cozinheiros do duque a “inventar” a iguaria, ou quem teria sido, como se queixava em 1843 o historiador Charles Dumont. Para as "madalenas" não tem mistério: pega os ingredientes e incorpora tudo com um fouet, batedor de mão. O único detalhe e a mateiga noisette, que nada mais é que aquecer a manteiga, escumar as espumas iniciais que apareceram, então ela começará a tomar cor marron e cheiro de nozes, nessa hora você desliga e pronto, terá a manteiga noisette.

⌚ Nem 30minutos
➲ Rende 20 madeleines para mais
▂ ▃ ▄ ▅ médio

Ingredientes:
100g de manteiga (noisette)
2 ovos
80 g de açúcar
50 g de farinha de trigo
50 g de farinha de amêndoas
5g de fermento em pó
1 c. (chá) de zest de limão ou água de flor de laranjeiras

Modo de preparo:
1- Faça a manteiga noisette (dourar como uma noz). 
2- Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa. 
3- Coloque a massa para assar em forminhas no formato de concha e levemente untadas.
4- Forno pré-aquecido a 180°C até ver que as bordinhas começaram a dourar.

Para o chocolate utilizei 100g de chocolate meio amargo derretido puro. 

Obs. Quando for passar o chocolate, faça em uma lado das madeleines, coloque para refrigerar até endurecer e após isso, faça do outro lado, assim, o chocolate não endurecerá na superfície que estiver refrigerando. 

FOTOS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário