sábado, 21 de setembro de 2013

QUEIJOS E... CERVEJA.

Mais uma ajuda para um amigo que virou post. "Junior, quero harmonizar queijos com cerveja, me ajuda nessa." CLARO. São duas paixões. Queijos e vinhos eu não curto por causa do vinho, não sou chegado. Mas falou em cerveja, ai sim. A harmonização de queijo com cerveja é um processo não muito fácil devido aos muitos estilos que existem. Devemos levar em conta o tipo de queijo, se ele é forte, fraco, mole, duro, frutado, aromatizado, defumado e mais algumas peculiaridades, para que assim, possa ser escolhido uma cerveja com estilo compatível e haver uma completa junção na experiência. Então montei uma tabela para que não haja erros nas escolhas.



Tipo de queijo
Harmonização
Estilos
Fresco (minas, burrata)
Queijos leves, com sabor sutil, pedem cervejas tão leves quanto eles.
pilsen e kolsch
De cabra
Cervejas com certa acidez harmonizam por semelhança com as notas ácidas dos queijos de cabra.
weissbier, witbier, saison e pilsen
De mofo branco (brie, camembert)
Assim como esses queijos combinam com geleias, fazem um bom casamento com eles, porque trazem a acidez que uma compota de frutas ofereceria
fruit beer, weissbier, witbier e saison
Semiduros (gruyère, emmental, gouda)
Cervejas com boa presença dos sabores de malte, teor alcoólico levemente elevado e suave doçura harmonizam com o maior teor de gordura dessa categoria de queijos, que podem trazer notas amendoadas.
bock, pale ale, blond ale, brown ale, weizenbock
Duros (parmesão, grana padano, pecorino)
Queijos bem gordurosos e salgados pedem cervejas com alto teor alcoólico e bom corpo. Cervejas adocicadas, e harmonizam também por contraste, indo  bem pela combinação do sabor tostado com o salgado. Já as lupuladas (com mais amargor),  ajudam a limpar o paladar da intensidade e da gordura do queijo
Belgian strong ale, tripel e doppelbock,  stout e porter e India pale ale
Azuis (gorgonzola, roquefort, stilton)
Como são bastante intensos, gordurosos e salgados, os queijos azuis pedem uma cerveja com boa estrutura para equilibrá-los. O salgado pede doçura ou torrefação. A gordura pede amargor ou álcool, para limpar as papilas gustativas.
Belgian strong ale, porter, stout, strong golden ale, tripel, barley wine
Defumados (provolone)
A combinação de uma cerveja defumada com um queijo defumado é apaixonante para quem gosta desse estilo, interessante para curiosos e um bom acompanhamento para os que fumam charuto
rauchbier


Dicas para a harmonização
1. Quanto mais forte for o queijo, mais potente deve ser a cerveja. “Quando falamos em potência na cerveja, falamos em álcool e amargor”, diz a especialista Carolina Oda.
2.Comece sempre com cervejas mais leves e queijos mais suaves, para depois ir para os rótulos mais encorpados e queijos mais fortes.
3.Para todo mundo sair da degustação “inteiro”, limite o número de rótulos a cinco. Uma boa medida é beber de 150 ml a 200 ml de cada tipo de cerveja.
4.Tenha pelo menos três tipos de queijo: um adocicado e/ou frutado (estepe, gruyère e em mental, por exemplo), um mais salgado (parmesão) e outro com fungos (brie, camembert).
5. Sirva água à vontade durante a degustação. Ela serve tanto para limpar o paladar como para amenizar os efeitos do álcool.
6.A temperatura de serviço das cervejas varia de 2 oC a 14 oC. Quanto mais alcoólica e complexa for a bebida, menos refrigeração ela pede. A recomendação para uma porter, por exemplo, costuma ser de 8 oC a 12 oC. Já uma pilsen cai bem estupidamente gelada.


FONTES:
http://www.allaboutbeer.com // http://www.ratebeer.com // http://beeradvocate.com/articles/282
http://www.greensbeverages.com // Manual de bolso da Eisenbahn

Nenhum comentário:

Postar um comentário