Geralmente se tem medo daquilo que você não conhece. Então: prazer, panela de pressão! Se você precisa de rapidez, ela é a melhor opção, mas se priorizar o sabor, existem outros métodos de cocção mais demorados, porém, que deixam os pratos mais saborosos. Mas muita gente tem medo delas. Eu mesmo tinha pavor de utilizar, mas agora, não mais, porque conheço suas peças e seu funcionamento. Então vamos aprender e perder esse medo?
Todos nós sabemos que a água ferve a 100°C em locais ao nível do mar. Quanto mais subimos, menos será a temperatura de ebulição, exemplo, no topo do Everest são 8.848m de altitude e a água ferve a 72°C. Isso porque no alto, a pressão atmosférica é menor e consequentemente demorará mais para cozer seu alimento. Aumentar o fogo após ferver utilizando uma panela normal não resulta em aumentar a temperatura interna e sim, acelera a evaporação dos líquidos. Após a fervura, as panelas convencionais mantém os 100°C. A panela de pressão, possui uma vedação total, através da borracha em volta dela, fazendo com que o vapor gerado internamente não escape, e esse acúmulo de vapor faz com que a pressão interna seja maior que a atmosférica. Sendo assim, a temperatura interna atinge + ou - 120ºC, o bastante para cozer seus alimentos até 3x mais rápidos que uma panela convencional.
1- Válvula de segurança / 2- Pino da válvula Central / 3- Porca da válvula Central / 4- Asa da Panela de Pressão / 5- Peso da válvula central / 6- Cabo da Tampa / 7- Guarnição de Borracha / 8- Cabo da Panela de Pressão
A panela de pressão possui alguns sistemas de segurança, e como ela retém o vapor aumentando a pressão interna, o grande medo de todos e de sua explosão. Já presenciei uma dessas e digo que é um caos total. Aquele "assobio" que ouvimos e vemos um vapor saindo é sua garantia que está tudo correndo bem. Isso porque conforme a pressão vai subindo, o limite interno chega ao seu ponto alto, então as válvulas entram em trabalho, exaurindo o vapor em excesso e diminuindo a pressão interna. Quando chegar a esse ponto de pressão, abaixe o fogo e deixe-a trabalhar e não mexa na válvula, fique observando seu balanço. Outra válvula serve de "step" caso a principal não funcione, assim, se uma falhar, a outra entra em ação. DICA: LAVE MUITO BEM AS VÁLVULAS, EVITANDO SEUS ENTUPIMENTOS. COM CUIDADO, ÁGUA CORRENTE E DESOBISTRUINDO QUALQUER SUJEIRA.
Para abrir a panela de pressão, certifique-se que esteja fria e que não há mais pressão em seu interior. Não ter pressão interior é quando não á assobios e nem vapor saindo; e ao toque, se estiver fria quer dizer que não há mais pressão. Muitas pessoas colocam embaixo de água corrente e ficam forçando a válvula para sair o vapor mais rápido, isso não é correto. Deixe apenas a parte inferior embaixo da água e espere esfriar. DICA: NUNCA ABRA A PANELA SEM ESTAR SEGURO DE QUE NÃO HÁ MAIS PRESSÃO DENTRO DELA e CONFIRA SEMPRE SE O PINO ABAIXOU COMPLETAMENTE.
Cuidados que você deve ter com panelas de pressão:
•Repetindo: Nunca abra a panela sem ter certeza que não tem mais pressão dentro dela.
•Só compre panelas de pressão com selo do Inmetro, não compre panelas de ambulantes.
•Se o chiar do pino parar enquanto a panela estiver fervendo desligue o fogo, a panela não está funcionando corretamente.
•Depois de usar a panela lave muito bem todas as partes, inclusive o pino e a borracha.
•Se você observar que a borracha está seca ou querendo se partir, troque imediatamente.
•Última coisa, panela de pressão não é eterna (isso é só uma marca) então, se verificar algum problema ou a panela já está velhinha mesmo, não tenha dúvida, troque.
DICAS FINAIS:
- Dentro da panela tem uma marca que é o nível máximo que você pode preencher com alimentos. Um terço da altura da panela precisa ficar livre, caso não encontre a marcação. Esse espaço é para evitar que o alimento em ebulição não obstrua o caminho de escape da válvula.
- Fique atento ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue-a e espere esfriar.
- Lave sempre muito bem a válvula, para evitar que ela entupa. Limpe o orifício com cuidado, desobstruindo-o de qualquer sujeira. Limpe o pino direitinho também.
- Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo. Como você já sabe, a temperatura da água não vai mais aumentar.
- A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a.
- Não abra a panela sem que todo o vapor tenha saído (repetindo, para você não esquecer).
- Não permita a presença de crianças dentro da cozinha quando a panela estiver funcionando.
- Consulte sempre seu manual de instruções. Lá você vai ter certeza das informações sobre o uso da sua panela, de acordo com o modelo dela.
A MELHOR PANELA DE PRESSÃO
Se você tiver dinheiro ou se não tiver amor ao mesmo, pode comprar uma panela de pressão da Silit. Marca alemã de excelente qualidade. Dessas que você não precisa se preocupar. Elas são feitas de Silargan, aço ferromagnético fundido com cerâmica de alta tecnologia, material que a torna antibacteriana, não deixa absolutamente nenhum resíduo de material na comida (o que acontece com as de alumínio, aço tradicional, ferro e barro), não risca nem se você arranhar com a faca de pão, vai direto do fogo pra geladeira (e vice versa) sem chance de trincar, é à prova de ferrugem, cozinha tudo até 20% mais rápido por conta da excelente condução de calor, tem revestimento antiaderente especial chamado Silitan e, se cair no chão, não quebra. Ela tem um botão giratório: permite fácil manuseio, tanto ara regular as funções de cozimento como abrir e fechar a panela com apenas uma mão; Indicação visível do nível de cozimento; Economiza 70% do tempo e da energia; Cabo removível e de fácil limpeza; Preserva as vitaminas, minerais e aroma dos alimentos; Única no mercado que possibilita o preparo de risotos em até 15 minutos; Pode ser usada em qualquer tipo de fogão (convencionais, à gás, elétricos – seja cooktops, suspensos ou de chão) Três níveis de cozimento: Nível 0 - cozimento a vapor. Comparada aos modelos convencionais, a Econtrol proporciona redução significativa da quantidade de água utilizada; Nível 1 – cozimento suave. Indicado para ingredientes delicados, tais como legumes e peixes. Mantém a temperatura constante em 105C; Nível 2- cozimento rápido. Ideal para pratos que necessitam de um longo preparo, tais como feijão, carnes e sopas mais elaboradas. UFA! Está ai porque o valor é tão alto.
Claro que você encontra excelentes panelas no mercado por um preço mais acessível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário