quinta-feira, 29 de agosto de 2013

GNOCCHI NO DIA DO NHOQUE

Um dos pratos muito comemorados quando minha mãe fazia. Nossa, até salivei em lembrar-me dos belos gnocchi com sugo alla bolognese preparados por ela. Mas uma coisa foi bem captada, a receita. Claro, agente refaz ali, adiciona aqui e monta a nossa, porém, a essência da família e os toques de quem sabe, favorecem demais no preparo. Então, hoje, o dia do inhoque, nhoque ou gnocchi, como preferir, que tal chegar em casa e preparar uma bela e rápida receita. Essa é bem próxima da original italiana e também, como sabem, vou contar um pouco de história.


O gnocchi é uma massa simples que ganhou o mundo. Enraizada na Itália, ela foi sendo disseminada por seus imigrantes por várias partes onde passaram e se estabeleceram. Acabou tornando-se um prato com uma mística muito forte, que lhe deu até um dia especial. Comemorado no dia 29 de agosto, porém, de acordo com alguns livros sobre história da culinária italiana, todo dia 29 deve ter o gnocchi como prato. Reza a lenda que São Pantaleão vestiu-se de andarilho em um dia 29 de dezembro, e ficou caminhando por uma vila italiana. Ao se sentir faminto, parou em uma casa que continha uma grande família, porém, não tanta comida. E mesmo nessa escassez e sem saber que se tratava de um santo, a família acolheu o moribundo andarilho e dividiu o prato de gnocchi entre todos os presentes, sendo sete unidades para cada. Todos comeram e festejaram, e então São Pantaleão foi-se embora agradecendo o alimento e o acolhimento a família. E então, a família foi surpreendida com bastante dinheiro embaixo de cada um dos pratos que iam sendo recolhidos. Daí a origem da superstição: colocasse uma nota de dinheiro embaixo de um prato de gnocchi, fique em pé, separam-se no prato sete massas e para cada uma que será comida, deve ser feito mentalmente um pedido. No final das sete, pode sentar e comer a refeição normal sem tirar a nota. Depois de terminado a refeição, a nota deve ser guardada até o próximo dia 29 para garantir a realização dos desejos. Em algumas áreas da Itália, eles dão as notas a alguém que necessite.


O gnocchi é um prato muito simples, se pensar que com cinco ingredientes (batatas, ovos, farinha, sal e azeite) você faz essa massa. Porém, ela tem algumas particularidades que geram até conflitos de cozinheiros em suas receitas espalhadas pelo mundo. Pequenos detalhes podem acabar com sua receita. Se for muito gema, pode ficar borrachudo; muita água fica mole e muita farinha, ficará pesado. Algumas receitas pedem gemas, outras pedem ovos inteiros e algumas até claras apenas, para deixar a massa mais leve. Porém, alguns detalhes são primordiais para um bom gnocchi como, por exemplo, a humidade da batata, que deve ser pouca, por isso peço na receita uma batata tipo asterix, que é mais seca; a quantidade de farinha e por último, o gran finale, a apresentação, pois se você não tem uma tábua de gnocchi vou dar uma dica muito legal. Vamos a receita:

Ingredientes:
1 kg de batatas asterix
300 g de farinha de trigo
2 gemas
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de sal

Modo de preparo:
1. Prepare um pesto (como esse aqui) e reserve
2. Cozinhe as batatas inteiras, da sua forma ou conforme algumas das minhas dicas abaixo. Assim que esfriarem descasque.
3. Amasse as batatas de maneira que não fiquem pedaços.
4. Pegue o purê e adicione as gemas, o azeite e o sal, e misture bem, juntando a farinha aos poucos, incorporando levemente.
5. Após bem misturado, dê algumas sovadas, mas não demais.
6. Divida a massa em bolinhas e enrole cada uma formando uma tira como uma cobra.
7. Para cortar temos duas variações: cortar os rolinhos ou utilizar uma tábua de gnocchi que dificilmente alguém tenha. Porém, você pode utilizar as costas de um garfo e reproduzir o formato do gnocchi tradicional. Como na foto abaixo.
8. Após as massinhas prontas, cozinhe-os em água salgada. O ponto de tirá-las é no momento em que elas começarem a voltar para a superfície.
9. Escorra o gnocchi, aqueça uma frigideira e salteie com manteiga e azeite. Junte o pesto, umas folhas de alface e sirva.

DICAS
- Como cozinhar batatas sem deixar muito úmidas: lave as batatas, descasque-as e dê alguns furos nelas, coloque 7 a 10min no micro-ondas. Outra forma muito boa e exata é: escovar as batatas e colocar para ferver com casca e tudo até que elas estejam soltando as cascas. Quando começar a rachar, retire as batas da água e deixe esfriar até o ponto que você consiga tirar a casca levemente com a ajuda de uma faca de legumes.
- Para uma boa amassada, pode-se amassar 3 vezes ou utilizar um passa-legumes-verduras como esse aqui.
- Caso a massa fique molenga ou grudenta, adicione um pouco mais de farinha, mas cuidado, pois quanto mais farinha, mais pesada a massa ficará e o gosto pode não ficar tão agradável.
- Para comer, você pode fazer um molho com carne moída (sugo alla bolognese) ou mesmo um bom pesto.
- Para quem ficou curioso do que é uma tábua de gnocchi, veja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário