Hoje fiz para para o almoço um prato que você pode fazer hoje anoite e cairá super bem. Um bom ensopado. "Mais isso é fácil, basta colocar tudo que tiver na geladeira, adicionar água e pronto". Pois é, ouço muito isso, mas quem prova dos que eu faço repete muitas vezes. Nunca gostei de ensopado, sempre achei muito líquido e que todos tinham o mesmo gosto. Mas assim como outros tantos pratos, depois que casei, comecei a adicionar algumas técnicas de cocção, temperos e a deixá-los ao meu gosto. E felizmente alguns estão realmente muito bons. Geralmente adiciono um mirepoix com cebola, aipo e cenoura, mas o de hoje não tinha e me senti tentado a descobrir novos conjuntos aromáticos. Consegui um caldo de bacon em pó maravilhoso, mas quem quiser, pode adicionar em tabletinho, bem... vamos ver a receita.
Para duas pessoas comerem bem!
Demora uns 40min
É fácil.
Ingredientes:
2 gomos de paio
150g de bacon
750ml de caldo de bacon
4 batatas inglesa médias
50g alho poro
50g de cebolinha
2 tomates concassé
1 dente de alho
1 folha de louro
1 pedaço de barbante de algodão
1 cebola roxa em brunoise (cubos pequenos)
20g de manteiga (uma colher de sopa)
10ml de azeite
Modo de preparo:
1- Tomate concassé é o tomate sem casca e sem semente. Faça um “X” na parte de trás do tomate e coloque-o para ferver. Após começar a solta a pele, desligue, espere esfriar e com cuidado arranque sua pele. Então, parta cada tomate em quatro partes e arranque as sementes. Corte em cubos e reserve.
2- Coloque o paio e o bacon para ferver. Após uns 5min na fervura, espere esfriar. O paio você retira a tripa, corte em cubos, e o bacon retire a pele, corte em cubos. Reserve-os.
3- Fatie a cebolinha e reserve. O alho poró, retire a raiz e as folhas, e descasque uma camada. Porém, reserve uma camada inteira do alho poro para fazermos um bouquet garni, explicado mais a frente.
4- Corte as batatas em cubos grandes e coloque para ferver junto ao caldo de bacon em uma leiteira. Para fazer o caldo de bacon caso não tenha um bom fundo de bacon ou caldo em pó, adicione ½ tablete de caldo de bacon em 750ml de água fervida, e mexa até o tablete se dissolver por completo.
5- Quando você observar que as batatas deram uma leve amolecida, desligue o fogo.
6- Aqueça uma panela funda e jogue um fio de azeite e quando estiver bem quente adicione a manteiga, o bacon e o paio.
7- Salteie por uns 3 minutos e adicione a cebola.
8- Após os líquidos começarem a secar, jogue umas três colheres de sopa do caldo de bacon, 1/3 da cebolinha e do alho poró e mexa bastante.
9- Aguarde até o líquido secar. Nesse tempo, vamos fazer o bouquet garni. Pegue a camada reservada de alho poro, o dente de alho descascado e sem a raiz central e a folha de louro. Junte os três fazendo uma trouxinha, como na foto e reserve.
10- Após os líquidos secarem, adicione todo o caldo e as batatas, adicione o bouquet, abaixe o fogo e espere até as batatas estarem bem tenras quase desmanchando ao toque de um garfo.
11- Antes de desligar o fogo, retire o bouquet e adicione a cebolinha restante, o tomate e o alho poró. Mas se preferir reserve um pouco de cebolinha para decorar o prato.
12- Sirva quente.
Observação
- Viram que não adicionei sal? Pois é, os aromáticos e o caldo já possuem sal, então, não temos necessidade.
- O bouquet garni e o tomate concassé são técnicas da culinária francesa que gosto muito e são úteis em muitas receitas.
- O bacon em pó é muito útil, mas difícil de achar, então, podem utilizar o caldo de bacon industrializado, mas cuidado, porque tendem a ser muitos salgados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário