"GUERRA SEM TIROS E COMO SALSICHA SEM MOSTARDA", essa frase é do rei Henrique V do Reino Unido. Lá, no Reino Unido, consome-se por ano acima de 250.000 toneladas de
salsichas por ano. Uma pesquisa demonstrou que 6,8% das pessoas consomem
salsichas por ser conveniente, 13,4% para variar de cardápio, 8,4% por
prazer e 30% porque ela é a iguaria preferida. Que tal aproveitar esse final de semana e fazer alguns tira gostos? A diferença entre salsicha e linguiça é que a salsicha é produzida com a carne bastante processada e as linguiças são com as carnes picadas grossas e em alguns tipos, com carne crua. A frase citada é inglesa, mas as salsichas que vou apresentar, em sua grande maioria são alemãs. Na Alemanha existem mais de 1.200 tipos de salsichas. algumas você até vai duvidar, pois se parecem com patês ou com linguiças, mas confie, são salsichas.
• Berliner: é uma salsicha cozida e defumada, preparada com carne de porco moída grossa e curada, carne bovina moída fina e tem como tempero apenas sal e açúcar. É também conhecida nos Estados Unidos como 'Salsicha da Nova Inglaterra' quando usa na fórmula apenas carne magra de porco.
• Bockwurst: é uma salsicha fresca ou cozida, preparada com carne de vitelo e porco, com leite, cebolinha, ovos cozidos e salsa picadas e condimentos iguais ao da 'Frankfurters'.
• Bratwurst: é uma salsicha que pode ser encontrada fresca, cozida ou defumada. Preparada com uma mistura de carne de porco e de vitelo, ou apenas com carne de porco e condimentos fortes.
• Brutwurst: é uma salsicha cozida, preparada com carne moída de porco, toucinho em cubinhos, sangue de boi, gelatina e temperos.
• Frankfurters: é fabricada com uma mistura de carne bovina e suína, ou só de carne bovina previamente curada, cozida e defumada. Como temperos incluem-se coentro, alho, mostarda, noz moscada, sal, açúcar e pimenta branca. É cozida e servida quente. Também é chamada de ‘Wiener’.
• Knackwurst: é uma salsicha cozida e defumada que tem os mesmos condimentos da 'Frankfurters' com a inclusão de alho o que confere-lhe um sabor forte. Também é conhecida como 'Knoblouch' ou 'Salsicha de Alho'.
• Liverwurst: ou 'Salsicha de Fígado' é fabricada com fígado e carne de porco moída fina, temperada com cebola e outros condimentos. Normalmente depois de cozida é defumada ou incluir na sua fórmula bacon. É parecida com a ‘Braunschweiger’.
• Mettwurst: é uma salsicha crua e defumada. Preparada com carne curada bovina e suína temperada com pimenta-da-jamaica, gengibre, mostarda e coentro. Deve ser cozida antes de servir.
• Salsicha Viena: é similar à ‘Frankfurters’, sendo a diferença apenas no tamanho do gomo, sendo própria para ser enlatada.
• Weisswurst: é uma salsicha fresca e o nome significa ‘salsicha branca’, preparada com carne de porco e vitelo e tempero suave. Deve ser cozida antes de servir.
• Braunschweiger: é uma salsicha cozida preparada de fígado de suíno defumado depois de cozido misturado com carnes defumadas e condimentos.
Outras salsichas conhecidas internacionalmente são:
• Bangers: é uma variedade de salsicha de origem britânica, preparada com carne bovina ou suína, farinha de rosca e outros cereais.
• Boterhamworst: é uma salsicha holandesa preparada com carne de vitelo e porco, moida fina e misturada com toucinho picado grosso e condimentos. É cozida e defumada.
• Cervelat: também chamado 'Cervela', 'Servela't ou 'Zervelat', é um tipo de salsicha (linguiça?) produzido principalmente na Suíça e em partes da Alemanha. Existem pelo menos sete variedades da salsicha:
- Cervelat do Fazendeiro ('Farmer Cervelat'): fabricada com partes iguais de carne suína e bovina picada grossa. É curada, seca e tem tempero delicado, sem alho.
- Goettinger: é seca, dura fabricada com carne suína e bovina picada grossa e tempero suave.
- Goteborg: é de origem sueca. Fabricada com carne suína e bovina picada grossa, defumada, salgada e com um toque adocicado de canela.
- Gothaer: é de origem alemã, fabricado apenas com carne magra de porco, picada bem fino e curada.
- Holsteiner: é bem parecida com a Farmer Cervelat, porém embutida em dois gomos amarrados em ambas as pontas.
- Landjaeger: é de origem suíça, não totalmente seca, fabricada com carne suína e bovina, defumada por longo período o que a torna quase preta.
- Thuringer: é também não totalmente seca, fabricada de carne bovina, pernil de porco e toucinho. Tem sabor picante e forte.
• Kielbasa: é o nome genérico em polonês para qualquer salsicha, mas com ele ficou conhecido a ‘Salsicha Polonesa’, que é uma salsicha crua e defumada, fabricada com carne de porco moída grossa misturada com carne bovina, temperada com bastante alho.
• Thuringers: é uma salsicha fresca ou cozida preparada com carne suína moída, podendo incluir carne de vitelo e bovina. Os temperos são os mesmos da ‘Salsicha de Porco Americana’, menos a sálvia. Pode ser também defumada.
PARA ACOMPANHAR:
Para acompanhar as salsichas, muitos pratos alemãs levam batatas e chucrutes. Batata por sinal é acompanhamento muito bom para todas elas. Mostarda preta é uma boa pedida para acompanhamento também. Então, peçam receitas de algumas delas que vou liberando e com muitas dicas.
Deutsch Wurst !! lol
ResponderExcluir